sábado, 19 de maio de 2012

À espera de um novo pentecostes...



“Deus espera que a RCC apenas seja “renovação”. E ser renovação é ser sinal, rosto e memória de Pentecostes”. (Dom Alberto Taveira)
Tão querido mês de maio, que para nós cristão católicos, sentinelas da manhã é um mês bastante especial e significativo, pois além de voltarmos o nosso olhar ao amor mariano, vivenciarmos também a solenidade de Pentecostes. 
Contextualizando, Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia”. (Fonte: Wilki.cançãonova)
A referência dos Atos dos Apóstolos ao Pentecostes fala que após a Morte de Jesus, cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo, todos que estavam ali ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4).  Ainda continuando a reflexão em Atos, Jesus “Ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).
Diante do exposto, percebe-se que os primeiros efeitos da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus. Ainda mais nos chama atenção, o fato que o Espírito Santo foi o prometido de Jesus para a comunidade carismática e para nossa vida, de forma geral, pois é de inteira responsabilidade de todos nós promovermos a cultura de pentecostes. De fato, é uma solenidade bastante importante na caminhada cristã e, sobretudo espiritual, pois se sabe que não ficou um “marco festivo’’ ou mesmo uma euforia, ainda hoje é cultivado no meio carismático o que aconteceu, desde principio na primeira comunidade cristã. Assim sendo, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos , aconteceu o batismo entre eles , para que hoje nos pudéssemos ter a graça está cheios de dons , carismas e experienciar a vida nova dada por Deus .         
Portanto somos convidados a cultivar e, sobretudo promover a cultura de pentecostes todos os dias da nossa vida, isto é deixar que o Espírito Santo, o paráclito, o prometido de Deus, venha em nosso auxílio, direcionar e impulsionar nossas atitudes e ações para que nossa vida seja feita e conduzida pela vontade do Pai e acima de tudo a nossa principal missão é "tornar o Espírito Santo conhecido e amado", segundo a orientação de João Paulo II.Peçamos a ação do Espírito que nos guie e reaviva em nós a chama acessa da luz divina e a Mãe querida, que nos acolha em seu manto de carinho, ensinando a cultivar a cultura que nos é imposta por Deus e sermos verdadeiros cristãos e testemunhos autênticos.
 Queira fazer esta experiência de pentecoste pessoal. Prepare-se seu coração para a grande festa de que se aproxima, na sua comunidade, paróquia e/ou grupo de oração. A partir destes locais estaremos habilitados a estender a mão para o mundo, promovendo a Cultura de Pentecostes através do testemunho de nossas vidas.
Deus abençoe e Nossa Senhora de Pentecostes interceda por nós!


Com muito orgulho Semeio cultura de pentecostes,
Mayanny A.Coimbra –Comissão de Comunicação MJ/ SLZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário